Article Processing Charge

Atualizado em 7-07-2025

A Revista Iberoamericana de Ciência, Medição e Comunicação estabeleceu uma taxa de processamento de artigos (APC) para cobrir os custos de sustentabilidade do acesso aberto. As receitas geradas pela revista são utilizadas para cobrir todos os custos de produção editorial, tais como: edição, revisão de estilo, layout e design, alojamento, pacotes de software para apoiar os processos editoriais, associações, verificação de plágio, atribuição de DOI, pagamentos de serviços técnicos e publicidade.

custo de publicação é de 1000 EUR (1160 USD), a pagar após a aceitação do artigo. Este montante deve ser pago na totalidade, o que significa que quaisquer comissões bancárias, taxas de transferência ou deduções por conversão de moeda devem ser suportadas pelos autores ou pela instituição financiadora. É da responsabilidade do remetente garantir que o montante final recebido pela editora seja exatamente de 1000 EUR líquidos.

Tenha em atenção que será aplicado um imposto de 24% se for uma empresa sediada na UE sem um número de IVA válido, uma empresa estónia ou um particular da UE.

Política de pagamentos e isenções do APC

  • Os autores de países classificados pelo Banco Mundial como economias de baixo rendimento recebem um desconto de 100%.
  • Os autores ucranianos não serão temporariamente cobrados APC devido à invasão russa.
  • APC para países de baixos recursos e ucranianos aplica-se se todos os autores pertencerem ao mesmo país em questão e a investigação se referir a esse país sem financiamento.
  • A revista aplicará o desconto automaticamente, de acordo com as diretrizes estabelecidas após a aceitação dos artigos. Se os autores não tiverem a certeza se podem beneficiar de um desconto, devem contactar o escritório editorial antes de enviar o seu artigo ou no momento em que o fizerem.
  • Os autores só podem beneficiar de uma isenção da APC uma vez por ano.
  • escritório editorial é o único responsável por garantir os descontos e estabelecer as diretrizes de pagamento para cada artigo. Os editores se concentram apenas no mérito dos artigos, sem serem influenciados por aspectos financeiros.
  • Os revisores que contribuem para a revista completando revisões por pares têm direito a um desconto de 15% como forma de agradecimento pelo seu serviço. Um mesmo revisor pode solicitar um desconto apenas uma vez no ano em curso.
  • Nem a revista nem a editora têm acordos de pré-pagamento com instituições para o pagamento de APC de grupos específicos de artigos.
  • A revista publica apenas artigos originais e de revisão. Ambos os tipos devem pagar o APC. Os artigos editoriais solicitados por pedido não pagam o APC.
  • Não são pagas correções pós-publicação.

Estas políticas foram desenvolvidas a partir das diretrizes estabelecidas pela COPE para pagamentos e descontos de autores (COPE Council. COPE Guidelines: Author fees and waivers — English. DOI: https://doi.org/10.24318/CkhGNJ8Q).

Nota: A política de pagamentos poderá ser ajustada em função de alterações significativas nas comissões bancárias, impostos locais ou outros custos administrativos associados ao processamento de pagamentos internacionais. Qualquer alteração será comunicada oportunamente aos autores antes da emissão da fatura.